Saturnino de Cagliari

Saturnino de Cagliari
Saturnino de Cagliari
Estátua de São Saturnino de Cagliari na Basílica de São Saturnino, Cagliari
Nascimento 23 de maio de 285
Cagliari, Itália
Morte 30 de outubro de 304
Cagliari, Itália
Veneração por Igreja católica romana
Festa litúrgica 30 de outubro
Atribuições Ramo de palmeira
Padroeiro Cagliari (Itália)
Portal dos Santos

São Saturnino de Cagliari (italiano: San Saturnino, Saturno) é venerado como o padroeiro de Cagliari. Segundo a tradição cristã, Saturnino foi um mártir local – isto é, foi morto em Cagliari por ordem do governador Bárbaro. A lenda afirma que ele foi decapitado por se recusar a oferecer sacrifícios a Júpiter durante as perseguições aos cristãos por Diocleciano.

No entanto, alguns estudiosos determinaram que esta tradição foi inventada séculos depois do suposto martírio, e que a lenda foi inventada a posteriori para anexar uma história ao nome a quem a antiga basílica local foi dedicada. Mas o nome do santo na língua sarda, "Santu Sadurru" (São Saturno) sugere que realmente houve o martírio de Saturno, um jovem cristão pelos pagãos e o santo foi enterrado exatamente onde a antiga igreja foi erguida.

São Saturnino foi tão confundido com Saturnino de Toulouse (Sernin). "Saturninus" era o nome de vários outros mártires, incluindo alguns pertencentes ao grupo dos Mártires de Abitina, e os estreitos laços comerciais e comunicações entre o Norte de África e Cagliari podem ter resultado no culto de um santo norte-africano que se tornou ligado a este sardo. localização.

Scelse tale luogo perché si trovava, allora, lontano dal rumore della città di Cagliari[1]

A Passio Sancti Saturnini Martyris é o documento mais confiável e antigo que narra a história do santo. Foi escrito pelos monges Vittorini da basílica de San Saturnino em Cagliari nos primeiros trinta anos do século XII, com base em textos mais antigos.[2] A Passio, que nos chegou através de uma cópia do século XV, conta que o jovem Saturnino foi jugulatus, ou seja, teve a garganta cortada,[3] em 30 de outubro de 304, aos 19 anos, 5 meses e 8 dias.

  1. «San Saturnino di Cagliari». Consultado em 30 de outubro de 2021 
  2. Coroneo, Roberto (1993). Architettura Romanica dalla metà del Mille al primo '300. [S.l.]: Ilisso. p. 31. ISBN 88-85098-24-X 
  3. jugulatus, cioè sgozzato, e non decapitato.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search